Preparativos

 

 

A pergunta que os amigos e as pessoas interessadas na viagem mais me fazem é: “E aí ? Como vão os preparativos da viagem ?”. São tantos os detalhes, que eu acabo falando só de alguns principais e esqueço outros.

Como este site visa ser um roteiro e ferramenta de planejamento para quem quer fazer o mesmo tipo de viagem, achei interessante atender os amigos desejosos de detalhes e ao mesmo tempo documentar os preparativos e seus percalços. Tentei fazer uma retrospectiva do que já foi feito, mas algumas coisas foram esquecidas (as menos importantes, podem ter certeza).

 

Data

Ação

05/12/05

Final da revisão elétrica e instalação de toca-CD, antena nova do rádio VHF.

O Fandango está prontinho para o “batente”.

03/12/05

Compra de comidas não perecíveis e bebidas para o começo da viagem.

02/12/05

Instalação de dodger (popular dog house), que vai nos proteger de frio, chuva e vento durante as velejadas.

Compra de celular e cabo de conexão de dados da TIM. É a única que cobre todo o trecho que estaremos viajando e, segundo os velejadores com quem conversei, a que melhor sinal tem ao longo da costa. Vamos ver !!! Minha querida Luciana me ajudou muito, pois não há lojas da TIM aqui na Ilha ou por perto.

30/11/05

Revisão do motor e compra de peças sobressalentes.

Instalação de painel solar, para ajudar a carregar as baterias.

Corte de cabelo das crianças (a Carol relutou um pouco em cortar o cabelo curto, mas ficou muito bonita).

29/11/05

Instalação de inversor e início de revisão elétrica.

22/11/05

Instalação de ferragem de proa com roldana para facilitar içar e baixar a âncora.

Instalação de ferragens do dodger (o popular “dog house”).

18/11/05

Revisão hidráulica de água doce.

Instalação de bomba de água salgada na pia (importantíssimo para a economia de água doce). Com ela, podemos lavar louça, mãos, objetos, etc., sem usar água doce (só usada para tirar um pouco o sal do que foi lavado antes, quando necessário).

17/11/05

Palestra na Delegacia dos Portos de São Sebastião sobre o Salvamar Brasil (para socorro e salvamento no mar). Obrigado tenente Roberto e comandante Pereira pela atenção dispensada, pela palestra e principalmente pelo esforço para traduzir a linguagem e conceitos complexos para que o Jonas e a Carol entendessem bem. Pensava em fazer uma matéria sobre esse excelente serviço da Marinha do Brasil, mas acho melhor o acesso direto ao site do projeto Salvamar - www.salvamarbrasil.mar.mil.br pois é de qualidade, fácil compreensão e sempre estará atualizado. Quem navega não pode deixar de conhecer esse serviço.

14/11/05

Compra de 3 baterias de 70 amperes novas para o Fandango. As antigas duraram mais de 4 anos. Recomenda-se trocar sempre todas as baterias de um banco de baterias, para que as antigas não estraguem as novas.

Compra de manicaca maior para facilitar às crianças caçar a genoa.

11/11/05

Parte dura dos preparativos: demos nossa cadelinha Florzinha para o prof. Carlinhos e família. Quando retornarmos, pretendemos cruzar a “Florzinha” com o namorado “Juca” e ficar com um filhote.

09/11/05

Ganhamos do Clauberto uma cobertura para o cockpit em tecido com proteção UV, para nos proteger do sol forte do nordeste e um “morcego” (captador de vento para a gaiuta de proa).

Compra de âncora para o bote.

Instalação do vaso sanitário novo.

08/11/05

Compra de cabos para conexão GPS-micro, para navegação eletrônica.

Compra de mochila para transporte de notebook.

04/11/05

Ganhamos o fantástico apoio da Marinha do Brasil. Ela doará as cartas náuticas em papel para a viagem, vai abrir a “porta de sua casa” para que possamos visitar Escola Naval no Rio de Janeiro, diversos barcos da Marinha (o Jonas já está pulando de alegria e muito ansioso para ver o submarino) e as instalações da Marinha do Brasil na Marambaia. Também nos informará de todas as possibilidades de apoio da Marinha do Brasil a emergências no mar, que aumentará nossa segurança e cujas informações pretendo transformar em artigo dentro do site para os navegantes em geral.

Nosso obrigado ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Ricardo Médici (Diretor do Serviço de Relações Públicas da Marinha do Brasil) e a todos os oficiais com os quais mantivemos contato até o momento, todos sempre muito receptivos ao projeto e todos amantes do mar.

31/10/05

Compra de dois bujões de gás de 2 kg (o que eu tinha no barco estava todo enferrujado e não pude aproveitar).

Compra das roupas do nosso planejamento que faltavam.

Compra de papetes que faltavam.

Compra de arco de pua (furadeira manual) que necessitamos para a viagem.

28/10/05

Revisão das catracas e colocação da peça do self-tailing.

Revisão de fogão e ligação de gás. Compra de regulador de gás reserva e dois adaptadores para os bujões. Usamos bujões pequenos de 2 litros no barco que precisam de adaptadores por terem rosca diferente. Na travessia Noronha-Salvador em 2002, com a geladeira abarrotada de comida pronta congelada, ficamos 5 dias comendo bolachas e sanduíches por problemas nesse adaptador – a prática faz a experiência !!!. Ainda bem que o nosso prevenido comandante Valmir tinha nos abastecido com bastante comida seca que não precisava de fogão (mas chegamos a pensar em fritar ovos no cockpit de alumínio super-aquecido pelo sol nordestino abrasador  do Xe-Rocuá (o comandante que não saiba disso - rsrsrs).

Final da pintura de verniz das madeiras externas do Fandango.

Compra de capa plástica para máquina fotográfica para podermos fazer fotos submarinas (até 5 metros). Ela servirá também para fotografias com tempo feio e chuvoso e para proteger celular e equipamentos eletrônicos pequenos.

27/10/05

Fomos presenteados com toca-cd para o barco e muitos cd´s de mp3 pelo “tio Celso” (meu irmão), Edilene e Giulliana. É muito agradável ter boa música a bordo para os momentos de relax. Nunca esquecerei certa vez que escutei “Luar do Sertão” com Milton Nascimento dentro do Saco do Céu em Ilha Grande com a visão da lua muito cheia e brilhante nascendo por cima dos morros (não é só o luar no sertão que é maravilhoso).

26/10/05

Recolocação das velas de cruzeiro, reforçadas nos punhos e com pequenas manutenções efetuadas graciosamente pelo amigo Daniel Borgstrom.

26/10/05

Compra de bote inflável. O outro era muito instável e se mostrou muito ruim com motor de popa colocado.

09/09/05

Excelente teste de estaiamento. Vento de 20 a 24 nós, mar grosso e tudo foi OK. Bastou apenas apertar um pouco os brandais de boreste.

05/09/05

Descida do barco. Tudo muito bem feito. Também aproveitei para mandar lixar, polir e encerar o costado do barco e repintamos as faixas azuis e o nome. De tudo, só não fizemos a troca de estaiamento, que necessita mão-de-obra especializada, a limpeza de costado, que dá muito trabalho e eu tinha pressa para recolocar o barco na água logo e o embuchamento do leme, pois nunca tinha visto como fazê-lo. 

Pena que as crianças não puderam ajudar muito com a pintura de fundo ( 1 , 2 ), em função da tinta usada não fazer muito bem para a saúde. Mesmo assim, eles ajudaram a pintar as faixas azuis do costado ( 1 , 2 ) e a trocar o anodo ( 1 , 2 , 3 ) de sacrifício da rabeta. “Família que trabalha unida, viaja unida”. O Fandango ficou novo ( 1, 2 ).

Obrigado ao Tiná, Gereba, Zé e Arnaldo pela atenção dispensada conosco, sempre prontos a nos ajudar emprestando ferramentas que necessitávamos e dando dicas sobre o trabalho a ser executado.

03/09/05

Publicação da matéria sobre as crianças e a viagem no caderno “Estadinho” do Jornal “O Estado de São Paulo”. Isso deixou-as (e a mim também) mais animadas para a viagem.

30/08/05

Puxada do Fandango para diversas manutenções para a viagem.

Estão sendo feitos: pintura de fundo, embuchamento do leme, troca de estaiamento, furo no leme para manobrar o barco com eventual perda de leme, troca de anodo de sacrifício da rabeta, troca de óleo da rabeta. Vejam as fotos que a Carol tirou ( 1 , 2 , 3 ).

23/08/05

Criação de domínio próprio: www.tresnomundo.com.br

18/08/05

Avaliação se o Banespa (banco que utilizo há 14 anos e que sempre me atendeu satisfatoriamente) poderia me atender ao longo da viagem. Como ele está ligado ao Banco 24 Horas e tem convênio com todos os bancos estaduais do país, parece que estará nos atendendo bem. Também estarei usando o home-banking através do computador a bordo e será criada uma conta de poupança para uma pessoa que vai ficar responsável por manutenções nas nossas coisas (dessa forma, ficará fácil a transferência de recursos).

Todas as contas ficarão em débito automático.

11/08/05

Compra de painel solar para ajudar a carregar baterias.

09/08/05

Final de catalogação de reportagens de cerca de 300 revistas antigas guardadas no sotão. O Jonas e a Carol foram demais nessa atividade !!!

07/08/05

Início da fase dura - contato com prováveis parceiros/patrocinadores e meios de comunicação.

06/08/05

Compra de material de mergulho que faltava para as crianças.

27/07/05

Compra de máquina fotográfica digital para as fotos a bordo. A máquina tem ótima qualidade para fotografar de perto e automaticamente serve como scanner.

26/06/05

Compra de geladeira portátil e lanterna submarina para algum eventual mergulho noturno para remover algum cabo do hélice.

23/06/05

Finalização de briefing para a procura de patrocinadores, com a ajuda preciosa da amiga Diva Borges.

Grato também aos amigos Cláudia Gnemmi que revisou e encadernou primorosamente o briefing, Thereza Monteiro Deustch que se colocou à disposição para coordenar um livro nosso e Vilfredo Schürmann que se disponibilizou para dar informações sobre mim como navegador.

22/06/05

Compra dos 50% de direitos do Fandango do meu sócio Ladislau.

Agora o Fandango é todo nosso e tenho que agradecer muito ao Ladislau (que, espero, voltará a ser meu sócio no retorno da viagem) e ao meu irmão Celso, pelas facilidades que ambos criaram.

Muito obrigado a ambos !!!

A compra me deu uma tranqüilidade muito maior, pois agora me sinto mais livre do perigo de “instabilidades financeiras” que poderiam adiar ou acabar com o projeto antes do seu início.

15/06/05

Compra de vaso sanitário novo (o do Fandango estava um lixo) e de uma peça para a Catraca self-tailing (que está dura de instalar – ainda não consegui soltar os parafusos).

17/05/05

Compra de tinta venenosa para pintar o fundo do barco (estou prevendo a puxada para tanto em agosto/05).

08/05/05

Empréstimo de cartas náuticas que englobam os nove primeiros meses de viagem. Obrigado mesmo, Dimitri.

09/04/05

Compra de churrasqueira (item importantíssimo – rsrsrs) para o barco.

04/04/05

Conversa no colégio para estruturar o ensino a bordo. Obrigado Ângelo, Thaís, Patrícia e Gisela do Colégio São João pelas dicas deste que, considero, será meu maior desafio.

10/08/04

Compra de terminais para troca do estaiamento, prevista para agosto de 2005.

Desde 2004

Organização das idéias, levantamento das necessidades, teste de comidas e confecção de site. Gratos a todos que participaram (e não foram poucos).